quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

1920

Surgido na decada de 20 o Samba-canção, é um subgênero musical originário do samba. No final de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, este iniciava seu processo de distanciamento do maxixe. O maxixe é considerado a primeira dança genuinamente brasileira. Antecessora do samba, surge como dança urbana no Rio de Janeiro, na década de 1870. Em 1876 é dançado pela primeira vez no palco, na paródia A Filha de Maria Angu , de Arthur Azevedo. "Conta-se que essa designação "Maxixe" derivou de um indivíduo que numa sociedade carnavalesca do Rio, chamada os Estudantes de Heidelberg, dançou de maneira tão especial e convidativa que todos começaram a imitá-lo. Esse indivíduo tinha o apelido de Maxixe; e como todos principiassem a dançar como o 'Maxixe', em breve o nome do homem passou a designar a própria dança." (ANDRADE, 1963: 332).
http://www.youtube.com/watch?v=Rs_rFGgowCI ( Ze da Velha e Silverio Pontes)
http://www.youtube.com/watch?v=JeZYxWhL2JY (Dalva de Oliveira, brazilian tango, lencinho querido, el pañuelito, Francisco Canaro: Dava-se o nome de tango brazileiro" para se esconder a relacao com o maxixe dessas composicoes).
Os defensores da indistinção musical entre o tango brasileiro e o maxixe geralmente argumentam que a indicação de um ou outro destes 'gêneros' na partitura era uma escolha arbitrária dos compositores sob paradigmas socio-culturais da época. Ou seja, que os compositores de tangos brasileiros - geralmente pianistas ou pianeiros (tendo como maiores representantes Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth) - assim chamavam suas composições para atribuí-las um "status" mais elitizado. Pois, a palavramaxixe, apesar de, naquele tempo, ainda não ser designação de gênero musical, já ganhara uma conotação pejorativa por remeter à "vulgaridade" de tal dança.

Os críticos, nesta linha, sugerem por exemplo que Nazareth "disfarçava sob esta denominação mais polida a verdadeira natureza do maxixe plebeu e equívoco que o animava"; que chamava seus maxixes de tangos "pela vontade de aristocratizar-se (...) como que para repudiar suas origens negras" (Corrêa de Azevedo e Nogueira França apud SANDRONI, 2001, p.79), pois o maxixe seria "o ponto mais próximo da cultura afro-brasileira, tendo acento parecido com o ylu de Iansã." (CAZES, 1998, p.32). De fato, o próprio Nazareth assume para Mario de Andrade sua repugnância ante à confusão com que os seus tangos eram chamados de Maxixes, falando-lhe que "os tangos não são tão baixos como o maxixes" (SANDRONI, 2001, p.79).



Nenhum comentário:

Postar um comentário